LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 de outubro de 2008

Escola e a Educação no Brasil

Percebemos hoje que a educação no Brasil precisa mudar radicalmente, pois os educadores tem sentido a necessidade de ver, ouvir e falar de uma escola que realmente ensine, forme os ditos cidadãos críticos . Pessoas capazes de não serem manipuladas, ou condicionadas por um sistema de alienação, que a cada dia prende-nos e impossibilita-nos de sermos pessoas e de pensarem livremente e de sermos autônomos em nossos próprios desejos e vontades.

Cada um de nós somos capazes de fazermos e criarmos .Somos dotados de uma sabedoria sublime ,mas este sistema capitalista e burguês rouba a cada estante, de nós, o nosso senso critico e é justamente isto que a escola deveria fazer, resgatar este sentimento e desejo por liberdade e criatividade. Resgatar o que tem sido roubado, vituperado e negligenciado .

Ninguém esta contente com a escola. Os pais estão preocupados e insatisfeitos com a aprendizagem dos seus filhos. Os professores se sentem casados e frustrados por vários motivos. Um deles é que o professor brasileiro ganha tão pouco que só não marre de fome pela força e coragem e de viver e de conquistar os seus sonhos. E um dos sonhos é ter um aumento de salário antes de adquirir a Síndrome de Burnout. Síndrome de Burnout é uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional. Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o profissional fique mais agressivo, irritado, desinteressado, desmotivado, frustrado, depressivo, angustiado e que se avalia negativamente. Até os próprios alunos também sentem que a escola não foi feita para eles , invés de incentivar a criatividade e o prazer , a escola mostra ao aluno que ele realmente não deveria estar ali, pois desconsidera a sua liberdade, seu estado social e emocional, mostrá-lo que tudo que ele faz estar puramente errado, mas parece que o erro é a coisa mas importante na escola., tachando o erro, e descrimina a tentativa do acerto.

Sonhamos com uma escola democrática, que der a mesma oportunidade para que todos cresçam e aprendam, uma escola sem fracassos , sem repetência , sem alunos indisciplinados e sem professores cansados e desinteressados , sem autoritarismo nem demagogias. E da mesma forma que queremos a escola queremos a nossa sociedade, pois a escola esta inserida na sociedade e não se pode mudar a escola se não mudar a sociedade. Quanto mudarmos a escola mudaremos também a sociedade e veremos um Brasil melhor onde a própria escola oferecerá um ensino de excelência.

Tudo que precisamos para abraçar esta mudança é nos comprometermos realmente com o nosso fazer pedagógico, e sermos, mas que professores, mas que estudante, mas que escola, é desejarmos sempre o melhor, oferecer o melhor, é não sermos quem nós somos, é buscar a mudança, o quebrar paradigmas, é criar e recriar possibilidades de aprendizado e desenvolvimento intelectual e moral, sem medo de acreditar em nosso potencial e em nosso trabalho .Precisamos nos comprometer com uma escola que não é somente um centro educacional, mas também um centro social, cultural e político.


Silvano Sulzart

Comentário