LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 de março de 2010

LIÇÕES DO ÁRBITRO COLLINA

Iniciei um encontro de formação com um grupo de coordenadores pedagógicos, utilizando o texto abaixo do consultor Luis Martins, as palavras grifadas dentro do texto, foram acrescentadas por mim, para articular o texto com a educação. Texto de Luis Martins com minhas adaptações.

LIÇÕES DO ÁRBITRO COLLINA


Ainda embevecido pelo Penta, não consigo parar de tirar lições da Copa do Mundo que é o maior evento esportivo do mundo. Uma das mais interessantes lições que tirei foi o comportamento do árbitro Collina que apitou a final da Copa. E que lições tirei? Foram várias. Se não, veja:

Ele é considerado o melhor árbitro que o mundo já teve;

Ele é “duro”, “rígido”, mas, principalmente, “justo” – segundo todas as crônicas especializadas;

Ele dificilmente erra – conhece as regras como ninguém;

Ele é simpático, sorridente... Vai até o jogador machucado e o ajuda a levantar-se. Sorri o tempo todo;

Sempre mostra o “apito” – símbolo de sua autoridade – ao jogador reclamão, mostrando que quem manda no campo é ele – o juiz;

Ele é feio...


E as lições?

1. A primeira lição é a de que ninguém pode ser considerado bom e excelente se não conhecer o que faz.(QUAL A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO?) Assim, o conhecimento, o saber, é fundamental. Collina não engana, não se faz de bom. Ele é bom! Ele conhece profundamente as regras e como aplicá-las;


2. Dificilmente erra porque acompanha o jogo de perto. Está onde estão as jogadas (NA ESCOLA, NA SALA DE AULA) E NÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO). Tem preparo físico para isso. É presente. É atuante no local onde as coisas realmente ocorrem ( NO DIA-A-DIA DO PROFESSOR);



3. Ele é “duro” no cumprimento do seu dever. Não transige. Não brinca em serviço. Mas é, principalmente, “justo”. E essa é a sua principal qualidade. Mostrando o apito ao jogador que reclama ele mostra a sua autoridade em campo e coloca o jogador no seu devido lugar( ARTICULA SABERES, ORIENTA, MEDIA CONHECIMENTOS, ESCUTA ANGUSTIAS E QUESTIONAMENTOS);


4. E tudo isso com simpatia, sorriso, alegria, educação e cortesia! O que significa que para ser um dirigente ( COORDENADOR PEDAGÓGICO) competente e respeitado ninguém precisa ser grosso, mal educado. Quando ele vai até o jogador caído e o ajuda a levantar-se ele está mostrando que toda a sua autoridade não se compromete com a ajuda, com o auxílio, com a polidez. Pelo contrário. A sua autoridade e respeito aumentam com esses comportamentos elevados;

5. Me perdoe o próprio Collina, mas ele é feio de colocar medo em lobisomem. Careca, olhos esbugalhados. O que nos ensina que para ser líder, respeitado, ninguém precisa ser “bonito”. A sua falta de beleza é compensada milhares de vezes pela sua competência, pelo respeito, por tudo o que representa na sua profissão.

Agora pense em tudo isso e traga para nossa realidade como gente simples, PROFESSORES, COORDENADORES E DIRETORES PODEM ATUAR DE FORMA MELHOR. Pense nisso tudo para SUA ESCOLA, nossa organização e até nossa família. Temos esses atributos de sucesso que deram ao grande Collina o respeito do mundo inteiro? Somos competentes, disciplinados, comprometidos, polidos? Não é mesmo uma lição?

PARA COORDENAR UMA ESCOLA OU UM GRUPO DE PESSOAS PRECISAMOS SABER LIDAR COM A DIVERSIDADE, E ALÉM DISSO PRECISAMOS APRENDER A TRABALHAR EM EQUIPE.


"Uma equipe vencedora vencedora equilibra egos, ensaia com afinco as habilidades de cada colaborador, treina intensivamente o reconhecimento, incentiva uns aos outros com firmeza, zela pela satisfação e pela paz e, finalmente aposta no respeito e na transparência". GILBERTO WIESEL



O texto original encontra-se em:

http://psicologiaacupuntura.spaces.live.com/blog/cns!89DA7F81A0D18881!815.entry

Nenhum comentário:

Comentário