LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 de abril de 2011

Curta Metragem: um instrumento para proporcionar a reflexibilidade


Refletir sobre si mesmo é importante, pois encontramos possibilidades de melhorarmos e aprendermos novas formas de lidarmos com questões relativamente dificéis para nós  mesmos.Realizando uma auto-análise, sobre nossas habilidades e competências, buscamos novas alternativas. PERRENOUD (1993) salienta que para formar um profissional reflexivo é preciso acima de tudo formar um profissional capaz de dominar sua própria evolução, construindo competências e saberes mais ou menos profundos a partir de suas aquisições e de suas experiências. Nesta perspectiva de proporcionar o desenvolvimento de competências reflexivas, de ressignificação dos discursos e dos sabres é que acredito que leituras, vídeos, cursos, palestras vão nos ajudando a pensar melhor quem somos e quem pretendemos ser.

Os saberes profissionais são, pois, saberes da ação. Essa hipótese reforça a idéia de que os saberes profissionais são trabalhados e reconfigurados no contexto do próprio trabalho. Ou seja, é sobre as situações dilemáticas ou de conflitos que se remodelam os saberes com vistas ás respostas impostas no cotidiano.( D´ÁVILA, SONNEVILLE , 2008, p 23).


Não posso entender os homens e as mulheres, a não ser mais do que simplesmente vivendo, histórico, cultural e socialmente existindo como seres fazedores dos seu caminho que, ao fazê-lo, se expõem ou se entregam aos ´caminhos` que estão fazendo e que assim os refazem também”. (FREIRE, 1999, p. 97)


Seguem alguns vídeos para reuniões pedagógicas, formações de professores e gestores, trabalho de liderança, sensibilização e reflexão sobre a vida, sobre nossas crenças e sobre como lidamos com os problemas existenciais.



Referencia Bibliográfica

D'Ávila, Cristina ; VEIGA, Ilma Passos . Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Dom Quixote, 1993.




Mary e Max – Uma Amizade Diferente


Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle (voz de Toni Collette), uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz (voz de Philip Seymour Hoffman), um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. Um excelente filme para promover vários debates e discussões. Assista e post um comentário aqui.



Ler Deveria ser Proibido

Campanha de incentivo à leitura idealizada e produzida por: Deborah Toniolo, Marina Xavier, Julia Brasileiro, Igor Melo, Jader Félix, João Paulo Moura, Luciano Midlej, Marcos Diniz e Paulo. Este vídeo é baseado no texto de Guiomar de Grammon. Gostei e achei interessante, pois apresenta a importância e a necessidade do ato de ler.




A pequena casa de Cubos 

Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem, em 2008,  de  Kunio Katō. É um trabalho artesanal muitíssimo bem feito, que conta a história de um homem bem velho que mora numa cidade submersa pela água. Um dia ele acorda e percebe que precisa construir um novo cubo acima, pois a água já alcançara a parte que ele estava morando. A Casa de Pequenos Cubinhos é uma história magnífica, exalando poesia em cada cena, ao som de uma belíssima trilha sonora. Pode ser vista como uma metáfora da vida, do tempo, do amor e da solidão. A triste trajetória de um homem que teve uma linda história de vivências e relacionamentos familiares que não voltam mais. Podemos ver refletido naquele homem a nossa própria história. Este filme me reportou para a minha história de vida.




Levante sua Voz

Este filme de Pedro Ekman, foi realizado pelo Coletivo Intervozes. Com uma dinâmica semelhante ao premiado Ilha das Flores, de Jorge Furtado, o filme mostra que a formação de oligopólios midiáticos atenta contra o direito fundamental à comunicação, as intrincadas relações de poder que são responsáveis pela formação e manutenção desses oligopólios, como que os meios de comunicação interferem na formação de identidades e dos  valores humanos.




Quem mexeu em meu queijo

Esta obra de Spencer Johnsons é uma parábola que fala sobre as possibilidades da mudança de uma maneira fantástica. Enfatiza que o ser humano possui dentro de si os recursos e as capacidades necessárias para vencer tal desafio. Cada pessoa é responsável por suas escolhas, sucessos e insucessos. Quem mexeu no meu queijo? debate sobre a importância de aprender a lidar com as mudanças no trabalho e na vida. 






O Problema não é meu

Esse vídeo é um clássico apresentado em treinamentos de equipes e cursos motivacionais que de forma bem humorada mostra o velho costumo que temos de não assumirmos as responsabilidades de problemas que ocorrem dentro da empresa. Treinar uma equipe para identificar os problemas e encontrar soluções imediatas é a base desse vídeo.






Violentamente Pacifico


Suposto morador de rua ou qualquer outro tipo de excluído da sociedade, manifesta de forma inequívoca a revolta das classes menos favorecidas. E critica veementemente a postura e organização política brasileira. Vídeo produzido por Gabriel Teixeira que  é bacharel em antropologia pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.


Nenhum comentário:

Comentário