LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 de abril de 2011

Pedagogia do Sucesso: Decida hoje o que você deseja da Vida, e arrisque tudo que puder, por você mesmo.

Hoje, é um dia especial para você, depois de viver várias aventuras em uma existência difícil, e cheia de percalços, você apresenta-se vivo, biologicamente vivo. Existe vida em seu corpo, energias correm pelas veias e artérias que serão bombeadas levando força, vigor, entusiasmo e bios do seu coração para o mundo. O hoje em sua existência representa um caminho de muitos anos, muitas provas, muitas dificuldades, muitos momentos alegres e tristes, que no hoje só são lembranças, e o agora é formado de decisões. Você precisa decidir algumas coisas. Mudar para melhorar; escrever poemas, contos, artigos, livros, cantar, dedicar-se a novos projetos e empreendimentos. Voltar a ter novas perspectivas, e sonhar.

Decidir o que se quer, o que se deseja, o que se pretende, o que se almeja da existência, não é algo muito fácil de se fazer, visto que não somos acostumados a tomar decisões por nós mesmos. Tivemos uma educação castradora, que sempre valorizou o seguir as regras, o obedecer aos limites, o fazer sempre o que eu mando, como quero, sem reclamar. Uma educação sem valorizar as iniciativas, a criticidade e a espontaneidade.Existe muitas coisas para serem conquistadas ainda, sonhos para serem sonhados, amor para serem amados, planos para serem materializados.

Todo desafio, gera um pouco de insegurança, de medo das coisas não darem certo. Preciso me acostumar a lutar contra os meus medos, caso contrário serei eternamente refém nas minhas inseguranças, tendo medo de quase tudo, e por tudo. Veja os momentos difíceis, como oportunidade de crescer, de superar-se, de evoluir, de mostrar suas habilidades e competências, de dizer para você mesmo que você é capaz. E aprender com as situações aparentemente difíceis.

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador. Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

O Sucesso da vida, e na vida depende de cada um de nós. De como encaramos os desafios e problemas, de como visualizamos as oportunidades que pela nossa ótica muitas das vezes, oportunidades são dificuldades, chances são barreiras, e me silencio pelo medo, pela insegurança, pelo sentimento de não ser capaz de realizar, de caminhar, de construir, de agir, de crescer e demonstrar conhecimento com segurança.

Viver é um desafio, e todos nós enfrentamos problemas, passamos por momentos difíceis, porém o que nos diferencia, é justamente a forma como cada um de nós, escolhe para superar suas dificuldades. Ou fico deprimido, achando que a vida é um caos, que tudo esta encerrado, que não posso sonhar, ou levanto-me para viver, para encontrar novos rumos, novas possibilidades, novos momentos, amigos, amores, lugares e ser de fato ser feliz.

Enquanto outras pessoas se desesperam, correndo atrás de instrumentos, de armas, de munições e de curingas, pensando que assim vão ganhar o jogo da vida. Pare para afiar o seu machado, para prepara-se para uma guerra, não contra seres humanos, animais selvagens, monstros aquáticos, dinossauros ou extraterrestres. Pare para vencer, para confrontar você mesmo, para superar o que te limita de ser melhor, de ser capaz, de ser uma pessoa positiva, criativa e sonhadora. Existem grandes oportunidades para você, existe alguém a procura de um alguém como você, existe uma vaga de emprego a sua espera, um sonho para ser sonhado exclusivamente por você, um Deus que te escuta, que te acompanha, e te ama. Decida hoje o que você deseja da Vida, e arrisque tudo que puder, por você mesmo.

Nenhum comentário:

Comentário