LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de maio de 2011

Francês Gratuitamente a Distância: Aproveite!! Salut!

Site que ensina francês gratuitamente é lançado por governos do Brasil e da França

RIO - Se as únicas palavras em francês que você arrisca falar são "mon amour" e "merci beaucoup", e mesmo assim sua pronúncia não é lá essas coisas, uma nova ferramenta na internet pode ser a chance de ir além no idioma, gratuitamente e sem sair de casa. Os governos do Brasil e da França fizeram um acordo de ensino a distância e lançaram neste mês o , que oferece desde lições em texto, vídeos didáticos e exercícios até informações sobre a cultura francesa. 
- O objetivo do projeto é fornecer recursos pedagógicos para alunos e professores interessados no ensino e aprendizado do idioma. O material é adaptado para o público brasileiro - afirma o diretor de Infra-Estrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Espartaco Coelho.

No link "Reflets-Brésil" estão disponíveis 24 lições, com aulas de gramática e vocabulário. Cada uma apresenta cinco vídeos com situações do cotidiano em francês e comentários em português. Segundo o MEC, o material pode servir tanto para quem nunca teve contato com o idioma quanto para alunos de diferentes níveis. Professores de francês alertam, no entanto, que o método não é milagroso. 

- A pessoa que aprende sozinha não vai sair falando francês rapidamente sem a ajuda de um profissional capacitado. O novo site pode servir como uma ferramenta complementar. Dependendo da capacidade de aprendizado de cada um, é preciso em média de um ano de estudo para o estudante se virar bem - diz o professor Adam Tommy Vidal, que nasceu na França e dá aulas particulares no Rio há 12 anos. 

A diretora nacional de Marketing da Aliança Francesa, Paola Borghoff, concorda que ferramentas de multimídia ajudam no aprendizado, mas não são suficientes.

- É importante a interatividade entre alunos e professores. Na Aliança, o curso regular com três horas de aula por semana dura quatro anos e meio. Mas em um ano já dá para se comunicar razoavelmente - afirma. 

Por Daniela Leiras - O Globo Online

Visite o site Francoclic  http://francoclic.mec.gov.br/

"Francoclic" é um site contendo diversos recursos de acesso livre, destinado particularmente aos alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e das culturas francófonas. "Francoclic" é o resultado de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Ministério brasileiro da Educação para responder à um verdadeiro pedido dos atores da língua francesa no Brasil. Nele você encontra os módulos: de auto-aprendizagem "Reflets-Brésil", de utilização em sala de aula "Br@nché!", de especialidade agrícola "Agriscola" e de descoberta "le monde francophone d'un clic" e "Images de France".


 
Bonne chance!!!






Nenhum comentário:

Comentário