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3 de maio de 2011

Programa para Avaliação Internacional de Estudantes - PISA

O que é o PISA?

Qué es PISA y cómo funciona

¿Qué es PISA?

PISA significa Programme for International Student Assessment.  Este nome corresponde às iniciais do programa, como indicado no Inglês: Programa para Avaliação Internacional de Estudantes, ou seja,Programa de Internacional de Avaliação de Alunos. Este é um projeto da OCDE (Organização para aCooperação e Desenvolvimento Económico), com o objetivo de avaliar o ensino dos alunos quando chegamà fase final escolaridade obrigatória de 15 anos. É muito importante notar que o programa concebido comouma fonte de informações abundantes e detalhadas para permitir aos países membros a adotar as decisões epolíticas públicas necessárias para melhorar os padrões educacionais.

A avaliação abrange as áreas de leitura, matemática e conhecimentos científicos.A
ênfase da avaliação ésobre o domínio dos processos, compreensão dos conceitos e da capacidade de agir ou função em muitos situações dentro de cada domínio. O programa PISA é uma iniciativa da OCDE. 74 países participaram na avaliação de 2009.

Quatro avaliações foram até agora realizadas (em 2000, 2003, 2006 e 2009). Os dados para a avaliação que teve lugar em 2009 foram dados a conhecer em 07 de dezembro de 2010.

Como são as provas do PISA

Cada prova é formada por perguntas objetivas e dicestativas. É uma avaliação que busca identificar a existência de certas competências e habilidades que, juntos, permitem resolver certos problemas individuais e situações da vida. Não importa, então, na abordagem da avaliação de competência apenas quando uma pessoa e quanto você ler,por exemplo, mas sim o que a concorrência está lendo o que a capacidade de
identificar
idéias e argumentos no texto, que a habilidade para reconhecer problemas e abordagens diferentes.

Você terá melhores informações no site do PISA


Alem disso existe um documento que fala do PISA, e neste documento você encontrará exemplos de perguntas que são feitas nesta avaliação.

El programa PISA de la OCDE Qué es y para qué sirve. Segue o link:


La OCDE reúne a 30 países miembros comprometidos con la democracia y la economía de mercado para los que constituye un foro único de debate, desarrollo y perfeccionamiento de políticas económicas y sociales.


O Brasil no PISA de 2009

BRASÍLIA - Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos 2009 (Pisa) evidenciam o problema da falta de equidade educacional no Brasil. No país, é possível encontrar estudantes com desempenho comparável ao dos chilenos - que contam com o melhor sistema de ensino da América Latina, segundo as avaliações internacionais - e outros com o aprendizado semelhante ao do Panamá ou Azerbaijão.
- Quanto maior o nível de desigualdades sociais de um país, mais ela se reflete na educação - aponta o especialista em educação e ex-representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil Jorge Werthein. 

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Em 2009, participaram 65 países e o Brasil ficou em 54° lugar. 

Os alunos do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho no exame: média de 439 pontos considerando as três disciplinas avaliadas. É o mesmo patamar atingido pelo Chile, país que é citado no relatório do Pisa pela melhoria dos resultados nas últimas edições e obteve em 2009 o melhor resultado entre os latino-americanos. 

No final da fila, ficaram Alagoas e Maranhão, com média de 354 e 355 pontos respectivamente. Isso significa que os estudantes desses estados têm desempenho semelhante aos do Panamá, Peru e Azerbaijão. Alagoas ficou com as médias mais baixas em leitura e ciências. O Maranhão teve o pior resultado em matemática comparado ao do Quirziquistão - último do ranking internacional. 

Para Werthein, o cenário mostra que é necessário criar medidas específicas para atender os estados com os sistemas de ensino mais deficientes. "O próprio relatório do Pisa fala que temos que ter políticas diferenciadas, de discriminação positiva, para poder enfrentar aquelas regiões que estão mais desfavorecidas", defende. 

O Brasil ficou entre os três países que mais evoluíram no Pisa entre 2000 e 2009, saltando de 368 para 401 pontos. Mas mesmo o resultado dos alunos do DF, os melhores do Brasil, está abaixo do atingido pelos países-membros da OCDE. Para elevar a média nacional e garantir mais equidade no sistema educacional brasileiro, Werthein sugere que os melhores professores sejam selecionados para atuar nas piores escolas. 

- Isso é o que deveríamos fazer em cada estado da federação, introduzir um componente forte de equidade. Os melhores professores têm que dar aulas nas escolas que mais requeiram a sua expertise, as mais pobres e carentes. Senão, não vamos conseguir romper esse círculo perverso da escola do bairro mais pobre que reproduz a pobreza - indica o especialista. 

Fonte: 

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