LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 de junho de 2011

Filmes para o São João: Seleção de filmes caipiras com diferentes abordagens

Em clima de Festa Junina, veja uma seleção de filmes caipiras, com diferentes abordagens:


CORAÇÃO LOUCO
Em um ambiente em que caipira é ‘country’, a ex-celebridade Bad Blake (Jeff Bridges) – cantor que faz pequenos shows pelo país – vive o drama do alcoolismo e só se apresenta para pequenos públicos, basicamente boêmios embreagados. Até que surge a oportunidade de um grande show. Para isso, o músico terá que lidar com o seu orgulho.
.
A FAMÍLIA BUSCAPÉ
Nessa inesquecível comédia, conhecemos a história de uma família que se torna milionária ao descobrir (sem querer) uma fonte de petróleo. Com a recém-conquistada fortuna, os caipiras mudam para Beverly Hills. Nesse contraste entre a vida no campo e na cidade, eles vivem situações engraçadas e divertidas.
.
2 FILHOS DE FRANCISCO
Zezé Di Camargo & Luciano formam uma das maiores duplas sertanejas da história musical do país. Por conta dos milhões de fãs, o filme-biografia já nasceu com grande expectativa. Nos cinemas, tornou-se sucesso de bilheteria, apresentando para os espectadores uma trama envolvente e bem produzida.
.
O MENINO DA PORTEIRA
‘Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino’ (trecho da música ‘O Menino da Porteira’). O longa, homônimo à canção de Sérgio Reis, trata desse garoto. Na trama, o cantor interpreta um boiadeiro que luta contra o  despotismo de um grande fazendeiro da região.
Se o tema são filmes caipiras, é impossível não lembrar de um nome em especial. Essencial na história da TV, do teatro e do cinema brasileiro, o ator e cineasta Amácio Mazzaropi conquistou o país com seu trabalho.
Relembre alguns trabalhos:

1959
Com seu pequeno rancho ameaçado por latifundiários da região, o preguiçoso Jeca terá que usar sua esperteza para reverter a situação. Nessa homenagem de Mazzaropi a Monteiro Lobato, é tratada figura do homem do campo e sua inocência, em paralelo com grandes questões como a desigualdade e a reforma agrária.

1961
Durante a eleição, dois políticos disputam o mesmo cargo, e Jeca se torna cabo eleitoral no campo. A trapalhada começa quando o caipira acaba trabalhando para os dois. Esse foi o primeiro filme colorido do cineasta.

1965
O conservadorismo de um pai de família acaba levando seus filhos à loucura. Porém, tudo muda quando ele sofre um ataque cardíaco e passa a viver como um jovem novamente.

1967
Um senhor de terras torna-se responsável pela filha de um de seus colonos, cuidando dela como se fosse seu pai. Depois de anos, quando ela volta do colégio acompanhada de uma freira, o fazendeiro terá que se virar para que a menina não reconheça seus pais verdadeiros.

1973
Uma das maiores bilheterias na carreira de Mazzaropi. Trata-se de um relato sobre a ingenuidade e a superação de um pequeno fazendeiro que sofre um golpe de um vigarista.



Fonte:  http://vejasp.abril.com.br/blogs/cinema-filmes/filmes-caipiras-e-os-grandes-trabalhos-de-mazzaropi/

Nenhum comentário:

Comentário