LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de junho de 2011

Fórum sobre coordenação pedagógica: Desafios e possibilidades na formação continuada dos coordenadores pedagógicos

A pesquisadora Vera Maria Nigro de Souza Placco uma das maiores especialistas nesse tema no Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respondeu uma das minhas perguntas na página da Revista Nova Escola sobre coordenação pedagógica.

Você sabe o que deve fazer o coordenador pedagógico? Quantos desses profissionais cada escola deve ter? O que ele deve saber para bem exercer a sua função? Uma grande pesquisa com o perfil e as práticas desse educador acaba de ser concluída pela Fundação Victor Civita.




Silvano Sulzart -  Prezada Vera Maria, sou coordenador de uma escola pública no Município de Vera Cruz - Bahia. A Secretaria de Educação tem investido na formação continuada dos coordenadores pedagógicos. Gostaria de saber, quais questões não podem faltar neste processo de formação continuada de coordenadores pedagógicos? O que pode ser considerado importante e imprescindível nesta formação? Em sua opinião existe uma formação acadêmica especifica para ser coordenador pedagógico?

Vera Maria Nigro de Souza Placco - Caro Silvano. Fico contente com o investimento na formação continuada dos coordenadores. Considero que, nessa formação, as questões relacionadas a) à compreensão dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos (crianças e jovens), b) aos processos de interação professor-aluno, professor-professor, professor-gestores e c) à compreensão da realidade vivida pelos alunos e professores de sua escola, da realidade de sua comunidade e da educação na sociedade brasileira são fundamentais para um melhor desempenho do CP, na escola. Como formação acadêmica inicial, considero fundamental a formação que inclua esses aspectos acima mencionados. Um abraço, Vera.

 

Participem do Fórum e leiam outras perguntas e comentários. 

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/forum-coordenacao-pedagogica-631562.shtml?comments=yes#mostrar


 

 

Nenhum comentário:

Comentário