LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 de julho de 2011

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp)




O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), prova aplicada anualmente a alunos do ensino fundamental e médio para avaliar o ensino, tem inscrições abertas às redes municipais e escolas particulares até o dia 30 de julho. A avaliação será realizada nos dias 29 e 30 de novembro.

As prefeituras interessadas em participar do exame deverão enviar à Secretaria de Estado da Educação a documentação necessária para firmar um convênio com o Estado. As informações solicitadas podem ser conferidas no site www.educacao.sp.gov.br, no link “Saresp 2011”. O governo do Estado irá custear as despesas da aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais. No caso das particulares, o custo deverá ser arcado pelas próprias instituições.

O Saresp já tem 539 municípios, 224 escolas da rede particular de ensino e 117 unidades do Centro Paula Souza inscritos.

Prova

A avaliação é aplicada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. O objetivo é conferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual.

Para o 3º ano do ensino fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão dissertativas (abertas). Para os 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e para a 3ª série do ensino médio, as provas de cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.
Haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio de cada rede de ensino. O gênero proposto aos alunos do 5º ano será uma carta de leitor. Os estudantes do 7º ano deverão fazer uma narrativa de aventura e os do 9º ano e 3ª série do ensino médio, uma dissertação (artigo opinativo).

As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de três horas. 

Idesp

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria de Educação calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de todos os níveis de ensino de cada escola e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Partindo do Idesp de cada ano, estipulam-se as metas de cada escola para o ano seguinte com base no tempo restante para atingir a meta de longo prazo. Cada escola pode acompanhar sua evolução ano a ano.

O Idesp é calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliada pelo Saresp. Já o fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo. 


Nenhum comentário:

Comentário