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17 de agosto de 2011

O que é Avaliação Escola? Reflexões sobre como devemos e podemos avaliar o desenvolvimento da aprendizagem


 
Segundo Luckesi (2005), para modificarmos nosso modo de agir em avaliação, necessitamos de cambiar nossas crenças e nossos modos de agir na prática pedagógica. Necessitamos de romper com crenças parecidas com essas: “Os alunos ao querem nada”; “Os alunos são sempre desinteressados”. Crenças estas que se parecem com outras, que usamos muito no dia a dia: “Pau que nasce torno, morre torto”; “Isso vem de berço”; “Filho de peixe, peixinho é”; e outras. Parece que eles não podem se modificar; são permanentemente classificados com essas frases. Com essas crenças, não podemos trabalhar com avaliação, pois esta crê que o ser humano se modifica, sim; ele nem vem nem está pronto, mas em construção.

Para Cripiano Carlos Luckesi, avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva.

No livro Avaliação da Aprendizagem (2005), Luckesi afirma que o ato de avaliar é inclusivo, ou amoroso,  isso quer dizer que o ato de avaliar, por ser diagnóstico, tem por objetivo subsidiar a permanente inclusão do educando no processo educativo, tendo em níveis cada vez mais satisfatórios da aprendizagem. A avaliação não exclui a partir de uma padrão pré-estabelecido, mas sim diagnostica para incluir, na busca do resultado mais satisfatório, mais pleno, qualitativamente mais saudável.

Em entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliaçãp da Aprendizagem, publicada em 2001, Luckesi  apresenta as seguintes distinções entre provas e avaliações, para o autor prova   e o que significa avaliação. As provas são recursos técnicos vinculados aos exames e não à avaliação. Já a avaliação, por outro lado, é não pontual, diagnóstica, inclusiva, democrática e dialógica.

“O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato rigoroso e diagnóstico e reorientação da aprendizagem tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis, frente aos objetivos que se tenha à frente. E, assim sendo, a avaliação exige um ritual de procedimentos, que inclui desde o estabelecimento de momentos no tempo, construção, aplicação e contestação dos resultados expressos nos instrumentos; devolução e reorientação das aprendizagens ainda não efetuadas. Para tanto, podemos nos servir de todos os instrumentos técnicos hoje disponíveis, contanto que a leitura e interpretação dos dados seja feita sob a ótica da avaliação, que é de diagnóstico e não de classificação. O que, de fato, distingue o ato de examinar e o ato de avaliar não são os instrumentos utilizados para a coleta de dados, mas sim o olhar que se tenha sobre os dados obtidos: o exame classifica e seleciona, a avaliação diagnostica e inclui”. ( Luckesi, 2001)


 Confira os artigos do Professor Luchesi abaixo 
sobre Avaliação da Aprendizagem:


Título: Avaliação da aprendizagem; visão geral
Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k
 
 

 Título: Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão
das Representações Sociais

Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88. Eccos revista científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k  

 

Título: Entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliaçãp da Aprendizagem, publicada em 2001.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 105 k

 

 Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: compreensão e prática
Entrevista concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21.07.2000.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 170 k
 
   
Título: Entrevista publicada na Folha Dirigida, Rio de Janeiro, Edição nº 1069, de 06/10/2006, no caderno "Aprender", pág. 9
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 103 k  

   
 Título: A base ética da avaliação da aprendizagem na escola
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 55 k  

   
 Título: Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 61 k
OBS: Entrevista concedida à Aprender a Fazer, publicada em IP - Impressão Pedagógica, publicação da Editora Gráfica Expoente, Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6.  

   
Título: Entrevista concedida ao Sistema de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2005)
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 58 k  



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