LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de outubro de 2011

SIN Baianidades - Seabra



Há alguns anos travei um duelo na tentativa de realizar um evento acadêmico que discutisse Baianidade, mas como se diz por aqui e por outras partes do Brasil: “a fruta só dá no tempo certo”. Chegou o tempo e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) irá realizar de 13 a 16 de outubro de 2011 o I Simpósio Internacional de Baianidade na cidade de Seabra. Para alguns, a Baianidade nem existe ou existiria uma outra forma de Baianidade diversa daquela inventada por meios de comunicação de massa, após a apropriação de elementos das culturas populares da Bahia. Como se vê e se percebe, o debate será profícuo e denso.



A Bahia pode ser afirmada sem desmerecimentos a outros mundos e identidades. O carnaval é um exemplo de como nós somos receptivos, reconstruindo nosso ser sem perdermos nosso viés de ancestralidade e sem esta ancestralidade ficar resumida apenas aos substratos culturais. O cheiro do Tradicionismo Dinâmico, dito pelo mineiro-baiano Carlos Chiaachhio paira, mas não é determinante neste Simpósio, são apenas odores de minha fala. Tudo isso pode ser assertiva facilmente desmentida em nome de outras baianidades, também existentes e que provavelmente serão discutidas na Chapada Diamantina.



O conjunto de todas “as diversas faces da baianidade”, tema de nosso primeiro Simpósio, não é exclusor, se vê no outro, amplia as relações, investe em um devir de Bahias. Elas, “as diversas faces da baianidade”, transitam além das fronteiras demarcadas pelo mapa que visualizamos em atlas impressos de linhas imaginárias de nossas fronteiras físicas ou até onde nomes, fatos, traços e feitos de nosso estado baianizam. São muitas coisas que podem ser ditas e que irão gerar muitos simpósios, enquanto a Bahia existir em mentes, corpos em negações e em afirmativas.



Por isso a presença de todos aqueles se interessam e/ou querem discutir e conhecer conceitos de Bahias e de Baianidades será imprescindível para que o tema nunca se esgote e se alimente de si mesmo e do outro para perpetuar a sua existência. Receberemos todos e todas das diversas identidades em Seabra, centro geográfico da Bahia e de 13 a 16 de outubro centro de discussões sobre a Bahia.



Bahia, Julho de 2011.



Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

Fonte: http://www.uneb.br/sinbaianidade/apresentacao/

Nenhum comentário:

Comentário