LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 de agosto de 2011

Seu filho não gosta da escola? A culpa pode ser sua

Não dá para exigir que o filho seja um aluno brilhante se ele cresceu comendo só macarrão e vendo televisão. Uma visão restrita do mundo e a ausência de esforço para descobrir e aprender coisas novas podem comprometer o futuro escolar de uma criança. A aprendizagem começa nos momentos mais simples e corriqueiros da vida e os pais podem fazer muito mais do que ler livros na frente dos filhos ou contar histórias para incentivar o hábito da leitura. É preciso valorizar o conhecimento.

A disposição para estudar está relacionada com a forma com que os pais mostram o mundo para os filhos desde pequenininhos. Para desenvolver o seu potencial, a criança precisa ser estimulada. Quando o desejo pelo saber é cultivado desde o berço, ela carregará isso para o resto da vida.

É importante poder comer livremente, sem medo de sujar a roupa, para experimentar com prazer os variados alimentos. É assim que se aprende a fazer uma refeição saudável. Também é importante ter alguém com paciência para ouvir uma longa história aparentemente sem pé nem cabeça. É assim que a criança desenvolve vocabulário e aprende a colocar início, meio e fim a um enredo.

Muitos pais só acordam para importância do saber e do aprender quando os filhos começam a ter dificuldades na escola. Quando isso acontece, muito tempo e muita coisa importante já foram deixados para trás. É mais difícil tirá-los de uma zona de acomodação do que valorizar passo a passo os resultados que alcançam mediante o esforço para aprender cada coisa do dia a dia.

Disciplina e aprendizagem

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonato, cabe à família contribuir para a aquisição do saber e mostrar as funções da escola. Está nas mãos dos pais motivar e disciplinar a criança para a vida escolar. “A disciplina favorece a aprendizagem. E o vínculo que a criança faz com a aprendizagem passa pela relação com o professor e com a família. A primeira aprendizagem começa na família. O saber começa em casa”.

Gostar da escola é diferente de gostar de estudar, mas quando a criança gosta da escola já é meio caminho andado. Segundo Quézia, a postura da família é fundamental na adaptação do aluno. Se os pais vivem criticando os professores e a escola, acabam desmotivando a criança ou o adolescente.

A psicopedagoga disse que “cansa de ouvir” pais reclamando que “a escola marca prova para segunda-feira e estraga o domingo da família”. Com afirmações como essa, a escola está sendo desacreditada e desvalorizada. Ela adverte que a insatisfação com procedimentos da instituição de ensino e com erros dos professores deve tratada diretamente na escola, e não comentada de forma desrespeitosa com os filhos.

O futuro está sendo preparado quando os pais investem em brincadeiras e estímulos culturais e sociais da aprendizagem. Meninos e meninas precisam viver com papel e lápis nas mãos, ouvir e contar histórias, folhear livros e revistas, brincar de correr, de esconde-esconde, de jogar dominó, quebra-cabeça e tantos outros jogos que favorecem o desenvolvimento de áreas do cérebro associadas ao aprendizado. Descobrindo a beleza das árvores em um parque, os mistérios das prateleiras de uma biblioteca e a diversidade dos animais de um zoológico, eles despertam para o saber e podem compreender que a escola é um lugar valioso para aprender ainda mais.


26 de agosto de 2011

Sete motivos para um professor criar um blog


A intenção é trazer para cá algumas das ideias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual

(Blog de Nelson Vasconcelos)

Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.

Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com frequência para serem comentados.

Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje.

No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.

Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1-     É divertido
 É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários. 
2-     Aproxima professor e alunos

Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar ideias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.

3-     Permite refletir sobre suas colocações

O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.

4-     Liga o professor ao mundo

Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço.  Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.

5- Amplia a aula

Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.

6-     Permite trocar experiências com colegas

Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)

7-     Torna o trabalho visível

Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?

Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!


Referências bibliográficas:
DICKINSON, Guy. Weblogs: can they accelerate expertise? Tese de mestrado em Educação da Ultralab, Anglia Polytechnic University, Reino Unido, 2003. Acesso em: 29 jul. 2005.
GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Acesso em: 29 jul. 2005.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
LEARNING and Leading with Technology. BlogOn, 2005. vol 32, n. 6.

Autora:  Betina von Staa

Betina von Staa é coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.

23 de agosto de 2011

Soldiers Surprising Their Loved Ones : Nós somos assim - Emoções


Nick Vujicic - Uma histária de Superação - Vale a pena ver ...







O testemunho de Nick Vujicic

Meu nome é Nick Vujicic e dou graças à VIDA porque meu testemunho tem tocado milhões de corações ao redor do mundo. Nasci sem extremidades e os médicos não encontram uma explicação científica para este “defeito” de nascimento. Como você pode imaginar, tenho encarado muitos câmbios e obstáculos.

“Considerem com alegria, todos aqueles problemas de diferentes tipos que tenham que enfrentar.”

Contar a nossa dor e tristeza simplesmente como fonte de alegria?

Na manhã de 4 de dezembro de 1982 em Melbourne (Austrália), nasci; meus pais não tiveram advertência nem tempo de se preparar para isto. Os médicos estavam atônitos e não tinham respostas para nada.

Não existe uma razão médica de porque isto aconteceu. Agora tenho um irmão e uma irmã que nasceram perfeitamente, como qualquer bebê.



Todos souberam do meu nascimento e meus pais estavam totalmente devastados. Todos se perguntavam: por quê? Meu pai pensou que eu nem sobreviveria muito tempo, mas os exames revelaram que eu era um bebê muito saudável, a exceção da falta de extremidades. Obviamente, meus pais estavam consternados e tinham muito medo do tipo de vida que eu teria que enfrentar.

A lei em Austrália não permitia que eu me integrasse numa escola comum devido a minha incapacidade física. Deus milagrosamente deu a minha mãe a força necessária para brigar porque esta lei fosse mudada. Fui um dos primeiros estudantes incapacitados que foram integrados às escolas comuns.

Eu gostava de ir à escola e simplesmente tentava viver como todos os outros, mas em meus primeiros anos de escola tive que enfrentar momentos de rejeito e burlas devido à minha diferença física. Era muito difícil para eu manejar isto, mas com a ajuda dos meus pais comecei a desenvolver aptidões e valores que me ajudaram a sobrelevar essa época de câmbio. Sabia que eu era diferente por fora, mas no meu interior era exatamente igual aos outros.

Houve muitas ocasiões em que me sentia decaído e não queria ir à escola para não ter que enfrentar aquela atenção negativa. Meus pais me deram a força necessária para ignorar aos que me maltratavam e para tentar fazer amigos simplesmente falando com meus coleguinhas. Logo assim, os estudantes entenderam que eu era como eles e Deus me abençoou com novos amigos.

Houve momentos em que caía na depressão e na raiva porque não podia fazer nada por mudar meu físico. Pensava que de todas as crianças na escola, eu era o único assim e cheguei até pensar em terminar com minhas penas e minha vida. Dou graças a Deus por meus pais e minha família, que estiveram sempre aí para me consolar e me dar força.

Para compensar meus problemas emocionais, de auto-estima e solidão, Deus me premiou com a emoção de compartilhar minha historia e experiências para ajudar a outros a enfrentar os câmbios nas suas vidas e permitir a Deus que os convertesse em abençoes, fortalecer e inspirar a outros a viver utilizando seu potencial ao máximo e a não permitir que ninguém impeça continuar no caminho para atingir suas esperanças e sonhos.

Agora eu tenho 21 anos e terminei meus estudos de Comercio, Planificação Financeira e Contabilidade. Sou conferencista motivacional e amo viajar e compartilhar minha historia e testemunho em quantas oportunidades se apresente. Tenho oferecido conferencias para animar e fortalecer a estudantes sobre tópicos que afetam aos jovens de hoje. Também sou conferencista no setor corporativo.

Apaixona-me chegar aos jovens.

Tenho muitos sonhos e metas por atingir na minha vida. Eu quero ser o melhor mensageiro do Amor e a Esperança, me transformei num conferencista inspirador internacional e ser convidado por agrupações. Eu quero ser independente financeiramente aos 25 mediante inversões, para modificar um carro e poder manejá-lo, e ¡ser entrevistado no “Oprah Winfrey Show” para contar minha historia! Escrever muitos livros que sejam best-sellers é um dos meus sonhos e espero terminar o primeiro a final deste ano, com o título: “No Arms, No Legs, No Worries!” (Sem braços, sem pernas, sem preocupações).

Acredito que se você tem a decisão e a paixão para fazer algo, conseguirá fazê-lo no tempo correto. Como humanos, ¡continuamente nos pomos limitações sem nenhuma razão! O pior é pôr limites.

O único verdadeiro é que, se queremos fazer algo, o faremos.

Sabe de quantas coisas seremos capazes? E você? Ainda tem coragem de reclamar de sua vida agora?

Vídeos para se Emocionar: Curta - História Trágica com o Final Feliz


Há pessoas que são diferentes. E tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar… no coração.




“História Trágica com final feliz” é a segunda curta-metragem de Regina Pessoa.  O reconhecimento internacional já rendeu a Regina Pessoa muitos prémios, mas o mais importante é sem dúvida no Festival de Annecy, considerado o “Cannes” do cinema de animação. Este filme tornou-se no filme português mais premiado de sempre.

22 de agosto de 2011

Escola Municipal Maria Geralda da Conceição - Mais Educação - Comemora o Dia do Folclore: A capoeira é nossa!!


Com a participação dos professores Antonio Carlos, Miraildes da Conceição Brito, Suzete e do professor de Capoeira do Programa Mais Educação, foi realizada uma bela roda de capoeira e samba de roda, envolvendo todo o corpo docente e discente da unidade escolar. O evento ainda contou com a presença do Diretor Euzébio Raindo da Silva e do Vice-Diretor Nerivaldo Alves.

  


O que é o Folclore?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. 




O que é capoeira?

É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!
 


O Geralda na anda da Capoeira ....




Eles fazem arte com os pés  ...

20 de agosto de 2011

Seja um professor: As maravilhas da Profissão Docente






Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal. Porém, o projeto de lei 5.395/09, que tramita no Congresso Nacional, prevê que apenas a Educação Infantil admita professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Para ingressar como professor de qualquer instituto federal, basta apenas a graduação. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, que aumenta o salário caso o professor tenha mestrado, doutorado ou mesmo especialização.

Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre, para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. As carreiras das instituições federais também prevêem aumento de salário caso o professor aumente sua titulação.
  
FORMAÇÃO

A exigência quanto ao grau de educação acadêmica para a formação de um professor varia de acordo com a área pretendida. Veja o que você precisa fazer para se habilitar a ensinar onde deseja:

Licenciaturas: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia. 

Normal Superior: curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.

Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É aquele professor que assume integralmente o currículo da série. Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.
Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). 
CARREIRA E REMUNERAÇÃO
As carreiras dos profissionais da Educação Básica são regidas pelos estatutos e planos de carreira dos estados e municípios. Contudo, tramita no Congresso Nacional o PL 1.592/2003, que busca fixar diretrizes nacionais para as carreiras dos profissionais da educação. 

Segundo o Consed, todos os planos de carreira dos estados estão em fase de discussão e revisão para que a profissão se torne mais atraente. Já a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) informou que cerca de 70% dos municípios brasileiros têm planos de carreira. De acordo com a lei que estabeleceu o piso para o magistério, todos os estados e municípios precisam ter planos de carreiras estruturados até 31 de dezembro deste ano.

Quanto aos salários, a Lei 11.738/08 instituiu o piso salarial profissional nacional para o magistério, única categoria profissional a ter um piso estabelecido por lei. O texto estabelece um valor mínimo de R$ 1.024,67 em 2010, reajustado anualmente, a ser pago aos professores que trabalham até 40 horas por semana e têm formação de nível médio, o que significa que os docentes de nível superior devem ter remuneração maior.

Nos institutos federais, onde também se oferece Ensino Médio, os docentes da rede tiveram a carreira reestruturada, a partir da Lei 11.784/08. Levando-se em conta a tabela vigente - distribuída entre classes e níveis - a remuneração do docente varia entre R$ 2.728,05 e R$ 8.297,16.

17 de agosto de 2011

A Escola Pública Brasileira

Vejamos o que o mundo virtual pensa sobre a Escola Pública.Isso será verdade?

xxxxxx


xxxxxx


xxxxxx


xxxxxx
 

 xxxxxx

xxxxxx


xxxxxx 



xxxxxx  



O que é Avaliação Escola? Reflexões sobre como devemos e podemos avaliar o desenvolvimento da aprendizagem


 
Segundo Luckesi (2005), para modificarmos nosso modo de agir em avaliação, necessitamos de cambiar nossas crenças e nossos modos de agir na prática pedagógica. Necessitamos de romper com crenças parecidas com essas: “Os alunos ao querem nada”; “Os alunos são sempre desinteressados”. Crenças estas que se parecem com outras, que usamos muito no dia a dia: “Pau que nasce torno, morre torto”; “Isso vem de berço”; “Filho de peixe, peixinho é”; e outras. Parece que eles não podem se modificar; são permanentemente classificados com essas frases. Com essas crenças, não podemos trabalhar com avaliação, pois esta crê que o ser humano se modifica, sim; ele nem vem nem está pronto, mas em construção.

Para Cripiano Carlos Luckesi, avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva.

No livro Avaliação da Aprendizagem (2005), Luckesi afirma que o ato de avaliar é inclusivo, ou amoroso,  isso quer dizer que o ato de avaliar, por ser diagnóstico, tem por objetivo subsidiar a permanente inclusão do educando no processo educativo, tendo em níveis cada vez mais satisfatórios da aprendizagem. A avaliação não exclui a partir de uma padrão pré-estabelecido, mas sim diagnostica para incluir, na busca do resultado mais satisfatório, mais pleno, qualitativamente mais saudável.

Em entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliaçãp da Aprendizagem, publicada em 2001, Luckesi  apresenta as seguintes distinções entre provas e avaliações, para o autor prova   e o que significa avaliação. As provas são recursos técnicos vinculados aos exames e não à avaliação. Já a avaliação, por outro lado, é não pontual, diagnóstica, inclusiva, democrática e dialógica.

“O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato rigoroso e diagnóstico e reorientação da aprendizagem tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis, frente aos objetivos que se tenha à frente. E, assim sendo, a avaliação exige um ritual de procedimentos, que inclui desde o estabelecimento de momentos no tempo, construção, aplicação e contestação dos resultados expressos nos instrumentos; devolução e reorientação das aprendizagens ainda não efetuadas. Para tanto, podemos nos servir de todos os instrumentos técnicos hoje disponíveis, contanto que a leitura e interpretação dos dados seja feita sob a ótica da avaliação, que é de diagnóstico e não de classificação. O que, de fato, distingue o ato de examinar e o ato de avaliar não são os instrumentos utilizados para a coleta de dados, mas sim o olhar que se tenha sobre os dados obtidos: o exame classifica e seleciona, a avaliação diagnostica e inclui”. ( Luckesi, 2001)


 Confira os artigos do Professor Luchesi abaixo 
sobre Avaliação da Aprendizagem:


Título: Avaliação da aprendizagem; visão geral
Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k
 
 

 Título: Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão
das Representações Sociais

Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88. Eccos revista científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 114 k  

 

Título: Entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliaçãp da Aprendizagem, publicada em 2001.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 105 k

 

 Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: compreensão e prática
Entrevista concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21.07.2000.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 170 k
 
   
Título: Entrevista publicada na Folha Dirigida, Rio de Janeiro, Edição nº 1069, de 06/10/2006, no caderno "Aprender", pág. 9
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 103 k  

   
 Título: A base ética da avaliação da aprendizagem na escola
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 55 k  

   
 Título: Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 61 k
OBS: Entrevista concedida à Aprender a Fazer, publicada em IP - Impressão Pedagógica, publicação da Editora Gráfica Expoente, Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6.  

   
Título: Entrevista concedida ao Sistema de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2005)
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Tamanho do arquivo: 58 k  



Comentário