LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 de outubro de 2012

Mestrado Profissional em Educação do Campo na UFRB



Grupo de Trabalho Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB aprovou junto a CAPES o seu primeiro Programa de Mestrado Profissional em Educação do Campo. Ele abrange duas linhas de pesquisa /atuação científico-tecnológica que têm como elemento de unidade o projeto de Educação do Campo delineado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002) e pela Política Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7.352, 04/11/2010) que destinam-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, respeitando a diversidade e a identidade das escolas do campo e das comunidades camponesas, em articulação com realidade socioeconômica, cultural, ambiental, política, de gênero, geracional e de raça e etnia do campo e, com o mundo do trabalho, considerando as condições concretas da produção e reprodução social da vida no campo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 3, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2012. Dentre os cursos aprovados está o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este é o primeiro curso de mestrado que será oferecido no Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFRB em Amargosa.

A aprovação do curso vem ao encontro do envolvimento de pesquisares do CPF com a temática, procurando instaurar na região de localização deste Centro de Ensino e seu entorno o debate sobre a Educação do Campo mediante a realização de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O ponto de partida foi a criação da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, oferecida pela UFRB, e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com UFRB.

A proposta do Mestrado Profissional em Educação do Campo foi apresentada à Capes e recomendada durante a 139ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 24 a 28 de setembro, em Brasília. “O curso tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que professores das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo”, diz o texto da proposta.

Com a aprovação pela Capes, o Mestrado Profissional em Educação do Campo iniciará suas atividades a partir do primeiro semestre de 2013.
Linha de Pesquisa:
1 - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação
2 - Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
Em breve será lançado o Edital do seletivo para as 10 vagas. Haverá também a possibilidade posterior de inscrição para alunos especiais (ouvintes).
O curso coordenado pela Profª Silvana Lima, conta com doze docentes, sendo nove da UFRB e três docentes colaboradores (UNEB, UESC e UESB). 
Projeto Político Pedagógico (em breve) 
Regimento Interno (em breve) 
Informações e contatos:
Fone: 75 3634.3042

2 comentários:

mestrados disse...

obrigado por esta publicação!!

mestrados disse...

obrigado por esta publicação!!

Comentário