LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 de fevereiro de 2012

Cursos Gratuitos sobre Legislação Brasileira - EAD


  • Todos os cursos do ILB são GRATUITOS e abertos ao público em geral
  • Cada aluno só pode fazer UM ÚNICO CADASTRO, e só pode se matricular em NO MÁXIMO 1 CURSO COM TUTORIA (ou SEMITUTORADO) e 1 SEM TUTORIA simultaneamente.
  • Os cursos não têm por objetivo a preparação para concursos públicos e assemelhados. O propósito principal é a difusão do saber.
  • Por serem cursos livres de capacitação, eles não necessitam e não contam com a chancela do Ministério da Educação.
  • A desistência ou reprovação implicará BLOQUEIO por 3 meses para eventuais novas matrículas nos cursos SEM TUTORIA, e por 1 semestre para os COM TUTORIA ou SEMITUTORADOS. Essa medida justifica-se pelo fato de os cursos serem gratuitos para os alunos e pela grande demanda, que impossibilita o atendimento simultâneo a todos os que efetivam pré-matrícula.
  • O ILB fornece, aos aprovados, certificado e declaração (com o conteúdo programático) emitidos eletronicamente e impressos pelo próprio aluno.

 Os certificados serão emitidos após 60 (sessenta) dias da efetivação da matrícula.

Textos sobre: Formação Docente, Didática, Alfabetização, Letramento, Escola, Família e Educação Indígena.






Livros e textos do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), realizado em 2010. O ENDIPE é um evento científico, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Esses profissionais são, em sua maioria, docentes e discentes que atuam nos programas de Pós-graduação em Educação, nas Faculdades de Educação e nas redes de Educação Básica.


> LIVRO 1

Alfatetização e Letramento, Arte-Educação, Educação Infantil, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino de Linguas Estrangeiras

> LIVRO 2
 

Educação de Jovens e Adultos, Educação de Pessoas com Deficiência, Altas Habilidades e Condutas Típicas, Educação do Campo, Educação Gênero e Sexualidade, Educação Indigena, Relações Raciais e Educação

> LIVRO 3

Avaliação Educacional, Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Superior, Políticas Educacionais


> LIVRO 4
 

Didática, Formação de Professores, Trabalho Docente

> LIVRO 5

Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-Escolares, Educação Matemática

> LIVRO 6

Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade

12 de fevereiro de 2012

UNEB: Mestrado em Educação Prorroga Inscrições


ATENÇÃO: Devido a greve da PM-Ba, prorrogamos as inscrições para Aluno Especial 2012.1 para o período de 13 a 15/02 e de 23 a 24/02. O formulário eletrônico e a entrega da documentação poderão ser preenchidos até as 17 h do dia 24/02 de 2012, conforme publicado no DO de 11/02/2012.


O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o Art. 88 e respectivos parágrafos do Regimento interno do PPGEduC, torna publico a abertura de inscrições para Seleção de Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) para preenchimento de vagas decorrentes da matrícula dos Alunos Regulares, até o máximo de 30 vagas/disciplina, conforme determinado neste Edital:

1. DISCIPLINAS:
- Educação e Pluralidade Cultural;
- Educação, Subjetividade e Formação;
- Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável;
- Educação e Processos Tecnológicos;
- TEE: Educação e Fenomenologia;
- TEE: Tecnologia Educacional Aplicada a Pluriculturalidade;
- TEE: Abordagens Sócio-Educacionais da Deficiência;
- TEE: Docência Universitária na Contemporaneidade: pressupostos epistemológicos. Políticos e metodológicos;
- TEE: Educação, Psicanálise e Subjetividade;
- TEE: Processos Educativos para Economia Solidária;

2. INSCRIÇÕES:
2.1 As inscrições serão realizadas de 06 a 10 de fevereiro de 2012 das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00hs, mediante preenchimento e envio de formulário eletrônico, bem como a respectiva entrega, em envelope lacrado, dos documentos relacionados no Item 3 deste Edital.
2.2 As inscrições deverão ser efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Pavilhão de Aulas da Pós-Graduação - 1º andar. Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula, 41195-001 Salvador - Ba.
2.3 O Aluno Especial só poderá cursar um total de 02 (duas) disciplinas, considerados todos os semestres letivos e disciplina(s) porventura já cursada(s) no PPPGEduC/Uneb.

3. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
3.1. Comprovante on-line impresso e Ficha de Inscrição, devidamente preenchida (disponível no sítio www.ppgeduc.uneb.br), contendo os seguintes anexos por disciplina:
3.1.1. cópia da carteira de identidade,
3.1.2. cópia do CPF,
3.1.3. cópia do diploma de graduação obtido em curso de duração plena, ou certificado de conclusão, ou declaração de conclusão do referido curso.
3.1.4. cópia do diploma de pós-graduação( Especialização e/ou Mestrado)
3.1.5. Curriculum Vitae/Lattes- CNPq, datado e assinado.
3.2. Comprovante de pagamento (original) da taxa única de inscrição: no valor de R$60,00 (sessenta reais), Banco BRADESCO (237) - Agência 3673-0, Conta Corrente 36727-3; Favorecido: FAPES, ou cópia do contra-cheque do mês de janeiro de 2012, comprovando vínculo com a Uneb, para a dispensa de pagamento da taxa.

4. SELEÇÃO
4.1. O processo de seleção dar-se-á no período de 23 a 29 de fevereiro de 2012, e será realizado por cada docente responsável pela disciplina. Neste período, o candidato deverá consultar periodicamente o sitio do PPGEduC - www.ppgeduc.uneb.br, a fim de obter maiores informações e verificação de chamadas.
4.2. Para efeito do processo seletivo, considerar-se-á a justificativa e a documentação apresentada pelo candidato, ficando a critério do professor a utilização de outro(s) instrumento(s) de avaliação conforme Parágrafo 2º do Art. 88 do Regimento do PPGEduC.

5. RESULTADO
O resultado será divulgado a partir do dia 06 de março de 2012 através do sítio www.ppgeduc.uneb.br e no mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC, não sendo permitido prestar informação por telefone.

6. MATRÍCULA
6.1 Os selecionados deverão efetivar matrícula nos dias 12 a 13 de março de 2012, das 08:00h às 12:00h, na Secretaria Acadêmica/PPGEduC. A não observância dos prazos implicará no cancelamento da matrícula.
6.2 O semestre letivo terá início no dia 12 de março de 2012, conforme programação divulgada no sítio www.ppgeduc.uneb.br e mural da Secretaria Acadêmica do PPGEduC/Uneb.

7. O PPGEduC poderá abrir novo(s) processo(s) de seleção para Aluno Especial em razão da sua programação curricular.

8. Os documentos entregues para a seleção não serão devolvidos.
Este Edital rege-se pela Resolução nº 196/2002 do CONSU/UNEB, publicada em Diário Oficial de 25.07.2002.

9. Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição. GABINETE DA REITORIA, 06 de janeiro de 2012.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

9 de fevereiro de 2012

Para professor brasileiro, 3º pior salário do mundo, volta às aulas = “se vira”



Uma pesquisa realizada pela OITUnesco avaliou o quadro educacional em 40 países. A situação do Brasil só não é pior do que a dos professores do Peru e Indonésia. Isso reflete diretamente na qualificação e formação profissional. No nordeste somente 51% dos professores tem curso superior completo seguido do Sul 72%, Sudeste 73% e Centro-Oeste 74%, outra estatística lastimável.

Na Bahia e no Maranhão esse número piora, somente 40% possuem formação acadêmica.
IDH: Dos 187 países avaliados o Brasil ocupa 84˚posição no ranking, ficando bem atrás dos nossos vizinhos latinos, Uruguai, Chile e Argentina. A Russia ocupa o 66˚ lugar, importante dado comparativo já que é um país tão populoso e emergente quanto o nosso.

Tudo isso em pleno século XXI, a era da mudança de paradigma histórico no acesso ao conhecimento e às oportunidades, que coloca a economia criativa no pódium da receita dos países atentos ao valor da Educação!

Enquanto isso, por aqui, em todos os níveis- municipal, estadual e federal- muito blablablá e pouco planejamento e investimento de verdade, de gente grande.

Resumo da ópera: para professor brasileiro, volta às aulas é sinônimo de “se vira”!


Fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/02/08/para-professor-brasileiro-3%C2%BA-pior-salario-do-mundo-volta-as-aulas-se-vira/

Comentário