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29 de outubro de 2012

SEP-FAMAM - Seminário Estadantil de Pesquisa e Extensão



Seminário de Pesquisa Estudantil

A FAMAM - Faculdade Maria Milza conduz uma proposta acadêmica oferecendo ensino superior com excelência e qualidade, articulando os princípios do conhecimento científico às necessidades culturais, por intermédio de uma busca constante da interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Deste modo, promoverá a nona edição do Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão no período de 08 a 10 de novembro de 2012, com o tema Central: "Inovações e Mudanças Globais" atraindo a comunidade local e circunvizinha, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de diversos campos do saber, almejando; contribuir para a formação de pesquisadores e extencionistas, divulgar a produção acadêmica e incentivar o intercambio entre estes, através de palestra, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.

Nesse contexto e da necessidade de investir e estimular a abertura de novos horizontes para o desenvolvimento de formação de opinião e de pesquisas inovadoras nas diversas áreas, surge o Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão – SEP FAMAM. Esse evento tem proporcionado à FAMAM, a cada ano, uma resposta significativa da comunidade acadêmica, bem como, do público em geral, com resultados importantes para o desenvolvimento científico e social no âmbito local e regional, uma vez que contribui para uma verdadeira integração técnica, científica e cultural. 

Data: 08, 09 e 10 de Novembro

Inscrições pelo site: http://www.famam.com.br

Valor: R$ 60,00


OBJETIVO GERAL


Promover um espaço de discussão e socialização do saber, nos aspectos científicos, culturais e éticos, frente às transformações e demandas da contemporaneidade, com enfoque nas inovações e mudanças globais. Para esse fim, reunir-se-á pesquisadores (as), educadores (as) e graduandos (as), das diversas áreas do conhecimento; bem como, profissionais da rede pública e privada de ensino da região e comunidade local e circunvizinha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer oportunidade para que graduandos possam apresentar, debater, avaliar, enriquecer e divulgar as pesquisas realizadas;

  • Favorecer a possibilidade de uma análise fundamentada, crítica e rigorosa de modo a consolidar as pesquisas;

  • Fomentar novas interações ampliando as possibilidades metodológicas e científicas;

  • Fomentar novas interações comunidade civil e acadêmica;

  • Promover um espaço de divulgação e socialização de conhecimentos;

  • Promover o intercâmbio científico-cultural entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade;

  • Proporcionar o aprendizado em temas atuais e específicos, que não são abordados em salas de aulas.

PROGRAMAÇÃO
08/11/2012
LOCAL: Campus da FAMAM
14:00 às 18:30 h – Credenciamento

19:00 h – Solenidade de abertura
Weliton Antonio Bastos de Almeida – Diretor da FAMAM
Jucinalva Bastos de Almeida Costa – Diretora do CEMAM
Janelara Bastos de Almeida Silva - Diretora do CEMAM
Andréa Jaqueira da Silva Borge – Coordenação Geral do 9º SEPFAMAM
Elizabete Rodrigues da Silva – Coordenação Geral do 9º SEPFAMAM

19:30 h- Conferência – "Inovações e Mudanças Globais"
Conferencista: Celso Antunes

Atividade Cultural

Coquetel
09/11/2012
LOCAL: Campus da FAMAM
Matutino
08:00 às 12:00 h – Apresentação de Trabalhos - Oral - Pesquisa e Extensão
10:00 às 12:00 – Apresentação de Trabalhos (Pôster) - Pesquisa e Extensão

Vespertino
13:00 às 18:00 h – Apresentação de Trabalhos - Oral - Pesquisa e Extensão
16:00 às 18:00 h – Apresentação de Trabalhos (Pôster) - Pesquisa e Extensão

Noturno
18:00 h – Mini-cursos
10/11/2012
LOCAL: Campus da FAMAM
08:00 às 12:00 h – Mini-cursos

12:30 h – Premiação dos trabalhos
Atividade Cultural


Informações e Inscrições em http://www.famam.com.br/sep/novesep/page/

14 de outubro de 2012

Mestrado Profissional em Educação do Campo na UFRB



Grupo de Trabalho Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB aprovou junto a CAPES o seu primeiro Programa de Mestrado Profissional em Educação do Campo. Ele abrange duas linhas de pesquisa /atuação científico-tecnológica que têm como elemento de unidade o projeto de Educação do Campo delineado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002) e pela Política Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7.352, 04/11/2010) que destinam-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, respeitando a diversidade e a identidade das escolas do campo e das comunidades camponesas, em articulação com realidade socioeconômica, cultural, ambiental, política, de gênero, geracional e de raça e etnia do campo e, com o mundo do trabalho, considerando as condições concretas da produção e reprodução social da vida no campo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 3, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2012. Dentre os cursos aprovados está o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este é o primeiro curso de mestrado que será oferecido no Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFRB em Amargosa.

A aprovação do curso vem ao encontro do envolvimento de pesquisares do CPF com a temática, procurando instaurar na região de localização deste Centro de Ensino e seu entorno o debate sobre a Educação do Campo mediante a realização de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O ponto de partida foi a criação da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, oferecida pela UFRB, e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com UFRB.

A proposta do Mestrado Profissional em Educação do Campo foi apresentada à Capes e recomendada durante a 139ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 24 a 28 de setembro, em Brasília. “O curso tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que professores das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo”, diz o texto da proposta.

Com a aprovação pela Capes, o Mestrado Profissional em Educação do Campo iniciará suas atividades a partir do primeiro semestre de 2013.
Linha de Pesquisa:
1 - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação
2 - Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
Em breve será lançado o Edital do seletivo para as 10 vagas. Haverá também a possibilidade posterior de inscrição para alunos especiais (ouvintes).
O curso coordenado pela Profª Silvana Lima, conta com doze docentes, sendo nove da UFRB e três docentes colaboradores (UNEB, UESC e UESB). 
Projeto Político Pedagógico (em breve) 
Regimento Interno (em breve) 
Informações e contatos:
Fone: 75 3634.3042

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