LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 de janeiro de 2013

PROUNI - 2013 - Inscrições Abertas



As inscrições para o processo seletivo do Prouni serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do portal do Prouni, de 17 de janeiro de 2013 às 23 horas e 59 minutos de 21 de janeiro de 2013, horário oficial de Brasília - DF.

Tire suas Dúvidas ...


Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

4 de janeiro de 2013

A UNEB está oferecendo 984 vagas pelo SISU

A UNEB está oferecendo 984 vagas, distribuídas entre 92 opções de cursos nos 24 campi da universidade. Desse total, a instituição reserva 350 oportunidades para candidatos negros oriundos da rede pública de ensino e 94 para indígenas em caráter de sobrevagas, de acordo com o edital do processo seletivo.
Os interessados em concorrer às vagas do certame devem se inscrever até o dia 11 de janeiro exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br, podendo escolher até duas opções de cursos oferecidos pela UNEB. As inscrições são gratuitas.

O Sistema do MEC fará a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Democratizar acesso ao ensino superior

De acordo com Jairo Sá, gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB, o SiSU é mais uma opção para os interessados em ingressar na instituição, que é pioneira entre as universidades estaduais baianas na adesão ao sistema do MEC.

“Esse programa promove uma democratização do acesso ao ensino superior, é uma alternativa inclusiva e gratuita”, ressalta Jairo.

A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 14 de janeiro e a matrícula na universidade irá acontecer nos dias 18, 21 e 22.

Os interessados podem consultar as vagas disponíveis, o termo de participação da UNEB no SISU, informações sobre os cursos e turnos das aulas, além dos documentos necessários para matrícula, no site www.uneb.br/sisu.

A UNEB participa pela quinta vez do sistema de seleção do MEC.  Em 2011, a universidade ofertou 684 vagas no SiSU, e em 2012 foram disponibilizadas 1.069 vagas.
Já este ano, a instituição ocupa o terceiro lugar em oferta de vagas pelo SiSU na Bahia, com 984 vagas, de um total de 5.496 vagas oferecidas no estado.

Informações: Prograd/Campus I – tel. 0800 071 5000.

3 de janeiro de 2013

Semana pedagógica: Organização e Planejamento

Organização 
 
Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.

Antes de produzir esta reportagem, perguntamos a diretores e coordenadores pedagógicos, em nosso site, quais as principais dúvidas em relação à semana de planejamento. Recebemos 45 mensagens, questionando desde como organizar os encontros (e quem deve participar deles) até incertezas sobre os temas a debater. Para ajudar esses e outros leitores, sugerimos um cronograma para cinco dias de planejamento, com indicações sobre o que fazer em cada um deles e ideias práticas para conduzir os trabalhos.

A semana pedagógica, nunca é demais lembrar, não se restringe a esse período - pelo menos para os gestores. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirma que o diretor deve planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano. A preparação prévia está reunida no quadro abaixo, e as dicas para garantir um bom acompanhamento dos resultados, no último quadro desta reportagem. O planejamento da semana em si ocupa as próximas páginas.

Uma regra geral é começar o encontro pela discussão dos grandes temas e depois partir para os desafios específicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de fazer isso é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz.


O cronograma apresentado a seguir é apenas uma sugestão para ajudar você no planejamento da semana. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias.


E um excelente planejamento para sua escola! 

Primeiras providências
Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:

- Montagem do calendário da escola
 
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).


- Consolidação dos dados da escola 

Faça uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série (leia mais na reportagem sobre dados da escola) -, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.


- Planejamento do tempo 
 
Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.


- Organização do espaço 
 
Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos.


- Previsão de alimentação 

Como receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. Peça que as merendeiras organizem o cardápio e façam as compras necessárias.

Evite!

Não perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras de texto de "motivação" - práticas que não levam à melhoria da aprendizagem. A maneira mais eficaz de estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho e compartilhar metas.

1 de janeiro de 2013

SISU - UFRB a partir do dia 7 de janeiro de 2013


Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 7 de janeiro de 2013. Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos nas universidades e institutos federais de ensino superior no Brasil, entre elas, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002. Segundo o MEC, as notas serão divulgadas nesta sexta-feira, 28.
As inscrições do Sisu terão encerramento às 23 horas e 59 minutos de 11 de janeiro de 2013. Em 14 de janeiro, será realizada a primeira chamada. A segunda ocorrerá em 28 de janeiro. Uma vez inscrito no Sisu, o candidato concorre a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país.

O estudante ainda poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Ao se cadastrar no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.

O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas". A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será a primeira universidade a aplicá-la integralmente, já a partir deste processo seletivo.

Inscrições para o Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec)


Entre os dias 02/01/2013 e 18/01/2013, estarão abertas as inscrições para o Exame de Seleção ao ingresso no Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), aprovado pela resolução CONSU/Uneb nº 772/2010 e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 039-11/2010/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
Consulte abaixo o Edital, cronograma de oferta de disciplinas  e a estrutura da proposta de trabalho:
Edital 096/2012: seleção para aluno regular 2013
Quadro de oferta de disciplinas – Ingressos 2013.1
Estrutura da Proposta de Trabalho
Inscrições Online
O formulário online para inscrição estará disponível a partir do dia 02/01/2013.
A Secretaria Acadêmica do GESTEC estará de recesso de 22 de dezembro a 06 de Janeiro. Nos dias 02, 03 e 04 de janeiro, as dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail: gestec@uneb.br

Comentário